Translate

sábado, 11 de janeiro de 2014

DEFORMITY BR - Entrevista


Salve guerreiros de Alagoinhas e região. Cá estou trazendo a vocês reais apreciadores do metal extremo e verdadeiros gladiadores do underground, a quarta e ultima entrevista das bandas que participaram do sexta edição do Morte Súbita. Dessa vez tivemos a honra de entrevistar os carniceiros veteranos do death metal nordestino, A Deformity Br. Yuri hamayano(Baterista) nos conta de forma bem espontânea um pouco sobre o os primordios da Deformity, do processo de gravação e lançamento do Full album "AnthroposDeadGoreDisgustingPhagia", das novidades e possiveis futuros projetos da banda, deem um saque ae nessa porra!  
                                               

VÔMITO CAÓTICO – Quando e como surgiu a Deformity BR ? Falem um pouco da trajetória da banda no inicio. O que costumavam ouvir naquela época, sobre as mudanças de formações e também quando decidiram realmente seguir essa linha de Death Metal que praticam até hoje:
Yuri Hamayano - Como sempre acontece, tínhamos outras bandas e projetos que não foram pra frente. A saída para fazermos um som com a nossa cara foi montar a Deformity, em 1995. No início éramos eu e Julio e o som nem se compara ao que temos hoje – era uma tentativa de fazer death metal, mas haviam muitas partes doom. Creio que em 1998, já com Lucio nos vocais, começamos a nos influencia mais pelos lançamentos das bandas mais agressivas do início dos anos 90, como Sinister, Cannibal Corpse, Impetigo, Brutal Truth e outras. Assim é que tomamos um novo rumo musical e as músicas que vocês conhecem hoje começaram a aparecer. As primeiras foram “Agony Yells” e “Bloody Banquet”, que já contavam com uma temática splatter. Em 1999 conseguimos lançar o primeiro material promocional, com uma das músicas mais extremas que temos: “Disgrace is Coming”. De lá pra cá tiveram mais dois materiais promocionais e um Split, lançado pela Kill Again Rec. Ao longo de todo esse tempo sempre mantivemos o núcleo principal intacto, com eu Lucio e Julio, no entanto sempre tivemos dificuldades em manter uma formação estável e creio que mais de 10 outros músicos já passaram pela banda até hoje. Em 2010 conseguimos lançar o nosso primeiro álbum, que faz um apanhado de toda a nossa caminhada musical, desde 1998 até 2007. Claro, agora, após tantos anos desde o início das gravações desse álbum, nossa identidade musical está mudando mais uma vez, ou, amadurecendo, eu diria. Agora contamos, novamente, com Diego na segunda guitarra e a sua presença na banda tem influenciado bastante a nova cara da música que estamos produzindo: mais cortante, mais agressiva, trituradora e direta, e mesmo assim ainda com partes pra bater cabeça e alguns pouquíssimas passagens mais técnicas. Contamos também com a presença de um novo baixista, Tarcísio, que também está trazendo as suas influências para a banda. Agora é esperar para ver a explosão que resultará dessa nova formação.

VÔMITO CAÓTICO - Em 2009 eu, meu irmão e mais um amigo tivemos o prazer de prestigiar o evento “Death Metal Rules”, onde o cast era composto por nada mais nada menos que: Necrobscure, Escarnium, Funeratus(SP) e a Deformity. Foi uma noite insana do caralho onde todas as bandas colocaram para fuder, mais a Deformity em especial foi a que mais prendeu a minha atenção com um show brutalíssimo acompanhado de uma roda que transformava aquele pequeno clube em um verdadeiro inferno. Foi algo que ficou gravado em minha mente até hoje. Gostaria de saber como foi aquele show na visão da banda? Como andava a Deformity naqueles tempos?
Yuri Hamayano - Eu nem posso responder muito quanto a minha impressão do show, pois, estando sempre atrás da bateria, nunca dá para ver muita coisa, a não ser os flashes. Mas como você comentou, a galera de Salvador sempre responde muito bem aos nossos shows. Na verdade, o local que mais gostamos de tocar é Salvador, justamente por conta da galera, que acaba complementando o show, devolvendo aquela brutalidade de volta para a banda. A somo dessa energia toda é que transforma o clima do local nesse inferno que você descreveu. Além de ter o prazer de tocar para aquela galera alucinada, foi um prazer poder dividir o palco com as bandas que tocaram por lá, podendo estar mais uma vez ao lado do Funeratus e Necrobscure – aliás, foi a primeira vez que vi a Escarnium em ação! Fiquei boquiaberto! Naquela época a formação estava instável e estávamos muito preocupados com a gravação do álbum, que estava acontecendo naquele exato momento. Além disso tudo, estávamos começando a passar por algumas mudanças na identidade musical da banda... foi quando começou a aparecer as novas composições. Foi uma época boa, na companhia de Victor Porto na guitarra solo, que gravou os solos em nosso álbum e acabou dando uma força ao vivo... acho que o som ficou mais arrumado com a presença dele. Infelizmente, o caminho dele não converge com o nosso. Enfim, uma das apresentações memoráveis para a Deformity.


VÔMITO CAÓTICO - Se meus cálculos malucos não estiverem errados a Deformity completa no ano de 2015, 20 anos de carreira de puro Death Metal podre e doentio. Pode-se dizer que vocês já são veteranos neste seguimento aqui no nordeste. Como foi resistir no underground de Feira de Santana por todo esse tempo? Vocês estão satisfeitos com todas as suas decisões e guerras travadas, ou ah algo que fariam diferente?
Yuri Hamayano - Veteranos, talvez por conta da estrada, mas creio que fizemos pouco ao longo desse tempo... Espero ter outros 20 para arregaçar! Resistir em Feira de Santana foi muito legal... Como eu poderia não ter gostado? Foram muitas amizades, muitos shows, muitos altos e baixos do cenário, muitas brigas... Tudo isso construiu a nossa história e não podemos negar a sua importância para o nosso crescimento. Acho que não faríamos nada de diferente, pois como comentei, somos isso hoje graças a todos os erros e acertos. Sei que algo negativo foi o fato de termos medo de nos expor mais, isso já está mudado... Estamos aqui e em todos os lugares! Desde já, deixo registrado que você fomentou uma ideia louca aqui: vamos nos programar para montar um puta evento em comemoração a esses 20 anos!

VÔMITO CAÓTICO - Vemos bastantes bandas surgirem ultimamente por toda Bahia, muitas surgem, porem não duram muito e acabam sem nenhum registro. Na opinião de vocês, quais novas bandas do Death Metal baiano estão representando bem a cena? (Colaborador Al.Grinder)
Yuri Hamayano - Realmente, a falta de registro deixou muitas bandas apenas na memória de algumas pessoas, no entanto, nos dias de hoje é muito mais fácil fazer uma gravação em estúdio. Com isso, vejo que a primeira preocupação das bandas é registrar o trabalho em forma de demo. Por outro lado, a maior facilidade em registrar os trabalhos não fez com que essas bandas durassem mais tempo ativas. O Death Metal é forte na Bahia e temos ótimas bandas por aqui, aliás, em número maior que as bandas de Heavy. Aonde estão as bandas de Heavy Metal? Não gosto muito de ter que citar bandas, pois acabo esquecendo algumas, aí já viu... Mesmo assim, vou me arriscar, além das já consagradas: Escarnium, Poisonous, Inside Hatred, Incrust, Behavior, Martyrdom, RCE, Heretic Execution, Putrid Semen, Morbid Devastation, Devouring e muitas outras...
                 
VÔMITO CAÓTICO - Final dos 90 para inicio dos 2000 tivemos muitas bandas boas voltadas pro gore, algumas delas no Sul como Flesh Grinder, Lymphatic Phlegm, no Nordeste tivemos bandas como Feculent Goretomb e Scatologic Madness Possession. Gostaria de saber o que vocês pensam do atual cenário nacional Splatter /Gore? (Colaborador Deco Santos)
Yuri Hamayano - O cenário brasileiro splatter/gore é bem diverso e possui muitas bandas (sempre aparecem bandas novas por aí), bem distribuídas Brasil afora. Claro, o movimento é mais organizado no sudeste e sul do país e até rola um puta evento em São Paulo, chamado “More Gore than Before” – só banda pancadaria!!! Posso até citar algumas bandas, além dessas que você citou acima: Into the Corpse, R.C.E. (Rotten Cadaveric Execration), Incrust, Necrobiose Escrotal, Vomepotro, Chronic Infect, Anarkhon, M.D.K., Necrotério e várias outras...

VÔMITO CAÓTICO - Em 2010 vocês lançaram seu primeiro full álbum intitulado “AnthroposDeadGoreDisgustingPhagia”.Gostaria de saber quando haverá um futuro novo material da Deformity Br? Sintam-se a vontade para falar sobre as novidades:
Yuri Hamayano - Como eu comentei antes, essa parada pela qual passamos recentemente atrapalhou e atrasou um pouco os planos para o próximo álbum. No entanto, as coisas estão andando, já existem músicas novas e o processo de composição está andando. Agora é juntar os pedaços e seguir em frente. A vontade é de poder entrar no estúdio para gravar algo novo ainda neste ano. No exato momento ainda estamos concentrados nos shows para fazer a tardia promoção de “Anthropos...Phagia”, mas assim que cumprirmos a meta de shows, vamos nos concentrar no 100% no preparo do próximo assalto.


VÔMITO CAÓTICO - Como foi esse processo de lançamento do álbum pelo selo Thundergod? Tem planos para lança-lo em vinil por este ou outro selo? (Colaborador Deco Santos)
Yuri Hamayano - O processo de lançamento desse álbum foi demorado e árduo, pois começamos as gravações ainda no ano de 2007 e só conseguimos finalizá-las em 2009. Após toda a confusão envolta por esse processo de preparação e finalização do álbum, ainda tivemos que enfrentar um longo período tentando encontrar um selo que pudesse se interessar em lançar o nosso trabalho. Para tal, enviamos o material para um monte de selos nacionais e até alguns gringos, sem nenhum êxito. Felizmente, Elimar da Thundergod Prods., que acompanhou todo o processo desde o início, me fez uma proposta para sermos a primeira banda lançada pela produtora, que acabou nascendo naquele instante (esse já era um plano antigo de Elimar). Assim, conseguimos lançar o álbum num sistema de parceria com a Thundergod. Não creio que esse álbum será lançado por outro selo, pois ninguém tinha expresso o interesse antes, nem mesmo após seu lançamento, quando fizemos várias trocas com selos gringos. Quanto a possibilidade do vinil, sinceramente eu nem havia pensado sobre isso, creio que Elimar também não. É uma possibilidade! Agora que você levantou esse questionamento, quem sabe não nos interessamos por fazer algo nesse sentido? Ou, quiçá, podemos esperar um pouco mais e relança-lo, em vinil, como um clássico da banda! Hehehehehe...

VÔMITO CAÓTICO - O que acharam de tocar em Alagoinhas? O evento e o publico headbanger presente responderam as expectativas de vocês?
Yuri Hamayano - Novamente, não deu para ver muito da galera, pois fico nos fundos do palco e o restante da banda em minha frente. Mesmo assim, conseguir encontrar um ou outro conhecido na frente do palco, como o velho Luciano Sanon. Fiquei surpreendido com poder de organização e profissionalismo de Guto e cia. Estão de parabéns. Pena que o público não foi tão grande, o que é típico das cidades do interior, mas de qualidade, claro. Um abraço também para as bandas Braincancer, Doom Ocultan e Hextor. Após tanto tempo de estrada, foi nossa primeira apresentação em Alagoinhas e nós gostamos muito de ter aparecido por lá – espero que o pessoal também tenha apreciado a nossa passagem por lá, principalmente porque nós montamos um novo show para aquela oportunidade, ainda mais brutal e contínuo, para não deixar ninguém parar! Que possam haver outras oportunidades para nos encontrarmos novamente!

Morte Súbita 6 Alagoinhas
VÔMITO CAÓTICO - Agradeço imensamente por terem se disponibilizado participar dessa entrevista, mantenha-nos informados sobre as novidades da Deformity, sempre que puder estaremos divulgando por aqui. Sintam-se a vontade para mandar suas mensagens finais aos leitores do Vomito Caótico:
Yuri Hamayano - Não há o que agradecer, pois nós estamos honrados em poder participar da sua publicação, bem como somos gratos pela força que nos está dando! Creio já ter comentado anteriormente sobre os planos e as novidades, no entanto, não falei sobre a nossa primeira aparição nas cidades de Recife (PE), Campina Grande (PB) e João Pessoa (PB). Estamos negociando há algum tempo esses shows por lá e agora fechamos nos dias 9, 10 e 11 de maio de 2014. Espero que não mude nada até lá. Além disso, estaremos participando do grande tributo ao Headhunter DC, que será lançado em breve pela Mutilation Rec. Um grande dismembraço a todos, obrigado pelo seu suporte!


       
                                                                                               DANIEL KILLER

Nenhum comentário:

Postar um comentário